sábado, 31 de maio de 2014

Teoria do Texto

UNIP – Universidade Paulista

Curso: Letras -  1º Semestre / Ano: 2014
Atividade Prática Supervisionada – APS
Disciplina: Teoria do Texto – Professora: Celina
Professora Coordenadora: Florcema





      Durante todas as aulas de Teoria do Texto foram colocados em pauta vários assuntos e discussões para que pudéssemos desenvolver o conteúdo com clareza, compreendendo assim, os níveis estruturais de um texto, interpretação de textos por meio de exercícios e etc.


Descrição das aulas desenvolvidas:

  • Em aula através da professora responsável, foi apresentado em abordagem teórica os estudos da língua e seus conhecimentos específicos. Notou-se um panorama amplo do nascimento da linguística, suas análises, características e etc.
  • Foi possível notar a ação coletiva da classe através de debates acerca de conceitos de texto. Analisar a música como gênero.
  • Concepção de intertextualidade: Foi designado ao aluno trazer um texto que contenha intertextualidade e comentá-lo em aula.
  • A concepção da leitura: A importância da leitura. Seu foco no autor, no texto, leitor. – leitura-texto-sentido.
  • Formas de linguagem e suas interpretações através de obras de arte.
  • Da palavra à frase, da frase ao texto, do texto ao contexto forma-se a coesão textual e sua harmonia interna: A coerência: Koch (1997) conceitua a coesão como “o fenômeno que diz respeito ao modo como os elementos linguísticos presentes na superfície textual se encontram interligados, por meio de recursos também linguísticos, formando sequencias vinculadoras de sentido
  • Em aula entendemos que o conhecimento de mundo do leitor transpassa na medida que o leitor ou autor (quem escreve), seu emprego analítico da visão exterior é aplicado em umas das importâncias básicas do texto: a intratextualidade.
  • Alguns exercícios foram passados para que os conteúdos fossem fixados e fizéssemos uma avaliação do que aprendemos até então. 


Fomos avaliados através de:

1.       Pesquisa na internet;
2.       Discussão em sala;
3.       Exercícios;
4.       NP1 e NP2.
5.       Trabalho disciplinar.


Dica de leitura:

-> Para entender o texto - Leitura e Redação - Platão e Fiorin.


-> Introdução à Linguística Textual – Koch, Ingedore Grunfeld Villaça.







Nenhum comentário:

Postar um comentário